Gincana do Caminhoneiro: baiano vence a 32ª edição

Luis Carlos dos Santos, caminhoneiro de Salvador, venceu a 32ª edição da Gincana do Caminhoneiro. Segundo a organização, a final foi disputada em 1º de novembro de 2026, em Campo Largo (PR).

A temporada começou em maio e percorreu seis cidades brasileiras, reunindo 18 finalistas. A competição classificou participantes em etapas realizadas em diferentes regiões do país.

O vencedor é motorista de caminhão de carga há 16 anos e já havia trabalhado no transporte coletivo de passageiros. A disputa também teve Vânio Luiz de Amorim, de São José (SC), como segundo colocado.

Gincana do Caminhoneiro

Com mais de três décadas de trajetória, a Gincana do Caminhoneiro reúne competição e ações voltadas aos profissionais do transporte rodoviário de cargas. O coordenador Patryck Furtado afirmou que o evento busca reconhecer caminhoneiros e oferecer serviços.

A final da temporada e a vitória de Luis Carlos dos Santos

Como prêmio principal, Luis Carlos dos Santos recebeu um Volkswagen Delivery Express zero quilômetro. A decisão reuniu os 18 classificados nas seis etapas da temporada, após a competição percorrer diferentes regiões do país.

Na disputa pelo título, o baiano enfrentou Vânio Luiz de Amorim, de São José (SC), que terminou em segundo lugar. O prêmio do vice-campeão foi uma assinatura anual do extrapesado Volkswagen Meteor 29.530.

Antes da decisão, Luis Carlos havia garantido a classificação ao ficar em segundo lugar na etapa de Feira de Santana (BA), realizada em agosto. O motorista disse que a conquista representava a realização de um objetivo pelo qual trabalhou desde o início da Gincana do Caminhoneiro.

Segundo a organização, o formato da final só foi divulgado na véspera, e os 18 participantes tiveram as mesmas condições de preparação. A dinâmica diferenciou a decisão das provas classificatórias e colocou em evidência a habilidade dos caminhoneiros ao volante, característica central da competição.

Etapas de 2026 e trajetória da Gincana do Caminhoneiro

Em 2026, as etapas passaram por São José dos Pinhais (PR), Rondonópolis (MT), São Luís, Feira de Santana (BA), Jundiaí (SP) e Campo Largo (PR). A última cidade recebeu a disputa final, enquanto Feira de Santana foi o local em que Luis Carlos obteve a classificação para a decisão.

A edição teve patrocínio master da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Entre as empresas apoiadoras estavam TRATON Financial Services Brasil, VW Truck Rental, Consórcio Maggi, Cooper Tires, Molas Fabrini e MANN-FILTER.

Patryck Furtado, coordenador da GDC, afirmou que a competição busca exaltar os profissionais que têm o caminhão e a estrada como parte de suas vidas. Segundo ele, o evento também reúne caminhoneiros, oferece serviços e reconhece a contribuição desses trabalhadores para o Brasil.

Deixe um comentário